23 janeiro 2010

manuscritos digitais

Tenho saudades de cartas. De as escrever. De as receber. Do trepidar nervoso das ausências. Da distância entre as partidas e as chegadas. Da caligrafia incerta que dizia mais do que as próprias palavras. Dos estados de espírito denunciados a cada letra, escrita tanto pelas mãos como pela alma.
.
Tenho saudade dos cheiros. Das cores. Do papel marcado de emoções. Dos vestígios das viagens. Daquele desembrulhar energético das folhas dobradas com preceito.
.
Havia nas cartas um misticismo difícil de repor noutro tipo de contacto. Havia nas cartas algo de mágico. De único. De perpétuo. As cartas não tinham cópias. Não guardavam registos ou utlizavam ferramentas de correcção. Surgiam repletas de indições do que queriam transmitir ou ocultar. Singulares.
.
Escrevi cartas durante anos. Reciba-as durante o mesmo período. Guardo-as a todas. As de amores infantis. As de aventuras delinquentes. As de amizades insolúveis. As de paixões longínquas. As de saudade. Ai, as de saudade!
.
Nunca me rendi totalmente à evolução dos tempos e das tecnologias. Nunca deixei de escrever à mão. Em blocos de notas. Folhas soltas. Guardanapos de papel. Nunca deixei de entregar bilhetes. Deixei apenas de os remeter por correio, em envelopes selados com o que de mais genuíno há em cada um de nós - o ADN.
.
Adaptei a mim o avanço tecnológico. Cinji-o às minhas necessidades. E, não deixando que me domine, reconheço o tanto que me trouxe. Permitiu-me reencontros que já não julgava possíveis. Permitiu-me reaproximações, outrora largadas à deriva. E, não tendo o aroma da correspondência material, ajuda a minimizar os estragos do afastamento.

7 comentários:

Particle disse...

Partilho essa dicotomia.

Parece que já ninguém se corresponde, nestes dias.

PS: Ouvir PJ Harvey - The Letter

LiSa disse...

Deal.

Particle disse...

Então, já que vais "ver" essa música, tenta Love Letter do Nick Cave....e Tom Waits, Shore Leave.

Duas visões, pelos melhores.

I will blog again.

PS: O livro está interessante.

Nicolae Santos disse...

No seguimento da vossa conversa, desculpem interromper mas acho que o Pat Metheny tem algo a "dizer".
http://www.youtube.com/watch?v=_5-pBkwyUxc
Divirtam-se.
:D

LiSa disse...

Olhem-me estes dois a dar-me música.
=D

Beijo Beijo

Anónimo disse...

tb kero deixar o meu comentário :)
Parte do que escreveste não é verdade. Quando dizs:..." Guardo-as a todas. As de amores infantis. As de aventuras delinquentes. As de amizades insolúveis. As de paixões longínquas."...
Pelo menos kd viste k eu guardei as tuas cartas, disseste-me k tinhas queimado as minhas :P , logo nao guardas-te todas as cartas ke te foram dadas :)
BJs

LiSa disse...

wellcome back, boy.