08 novembro 2010

senilidade

Ato o cabelo com um gancho e afasto os fios desgrenhados, sem preceito. Deixo livre o rosto. Deposito toda a minha atenção frente ao espelho, na luz débil de uma casa vazia. Amacio a pele que há muito perdeu a pureza. Percebo que me nasceram novas rugas. Marcas de expressões repetidas na melancolia das horas. Tenho o olhar menos bravio, menos desafiador. Mais baço, mais resignado. Seco de tanto chorar.
.
Envelheci, mais depressa que o tempo, nos últimos dias.
.
Tenho chagas no corpo e maleitas na alma. Não saro nenhuma delas. Tenho os dedos enrugados e as unhas nuas de vaidade. Trago nódoas na roupa e declino a vontade de as limpar. Deixo fechado o armário. Acomodo-me à ausência de estímulos e habituo-me a ignorar calendários. Não há datas a celebrar.
.
Palmilho a mesma calçada num e noutro sentido em regulares intervalos de tempo. Deixei de os contar. Deixei de diferenciar o ponto de partida do de chegada. Abandonei a confiança e oprimi a ousadia. Desisti de esperar para prosseguir esta caminhada infértil e sem destino.
.
E é na esterilidade que me cerra os dias que sei que envelheço. Mais depressa que o tempo.

3 comentários:

Gavine Rubro disse...

«palmilho a mesma calçada num e noutro sentido em regulares intervalos de tempo»

Palmilhar, como se o corpo se encurvasse inanimado autómato sobre a natureza que o embala sem que se aperceba.

... Mais depressa que o tempo, ou então sem o mesmo.

Adorei, como os que li e ouvi contigo.

Um bem haja, que grande prazer, lisa :D

um abraço. Que nos reunamos todos de novo em nome da poesia... e do convívio :D

LiSa disse...

Havemos de nos reunir, sim.
Ai no Pátio ou noutro poiso qualquer.
Que o convívio sirva de motivo.
E a poesia e a prosa de alimento.
Foi um prazer ter partilhado convosco aquela noite e tudo o que a antecedeu.
Abraço grande.
E até breve***

Gavine Rubro disse...

Sublinho-te por baixo.
O maior sucesso aí por terras de sua majestade Britânica e voltarei aqui a este cantinho para ler-te e reler-te.

Grande convívio,
Sorrisos, copos de conversa e expressos textos partilhados: há algo tão caloroso assim?

outro abraço,
inté

:)

*